Como pagar as taxas do seu processo de marcas no INPI?

Todos os boletos com taxas a serem pagas no decorrer do processo de proteção e manutenção de marcas, as chamadas Guias de Recolhimento da União (GRU), devem ser gerados no site do próprio INPI. Para gerar a GRU do seu serviço, os principais passos são os seguintes:
 
  1. Faça seu login no INPI: https://gru.inpi.gov.br/;

  2. Em “Unidade”, selecione “Marcas”;
  3. Como gerar GRU no INPI
  4. O próximo passo é selecionar qual serviço você irá solicitar ao INPI. Todos os serviços aparecem listados e você também pode consultar em: http://www.inpi.gov.br/arquivos/marcas_novo-formato.pdf;

  5. Dependendo do serviço solicitado, o sistema irá requerer mais informações;

  6. Clique em “Confirma”;

  7. Pague a GRU gerada. Atente-se que alguns serviços, como pagamento da concessão de uma patente, possuem prazo de pagamento de 60 dias após o INPI realizar o despacho de deferimento do pedido.

  8.  
    ATENÇÃO: O INPI não envia boletos pelo correio e todas as suas taxas devem ser pagas usando as GRUs geradas no próprio site do Instituto. A publicação do seu pedido de proteção de marca tornam público os seus dados cadastrais, o que gera a possibilidade de terceiros mal intencionados enviarem boletos bancários indevidamente. Esta situação é bastante comum e recomenda-se que boletos recebidos de terceiros sem sua solicitação não sejam pagos.